BALANÇO: Choque de gestão, planejamento e investimentos expressam o ano de 2019 na Goinfra

Em outubro, quando assumiu a presidência da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales elegeu como prioridade a manutenção corretiva das vias estaduais, a restauração de rodovias danificadas e também a retomada das obras civis que estavam paralisadas na agência. Antes, o antecessor Ênio Caiado já havia desenvolvido um trabalho com foco na fiscalização, auditoria  e recuperação financeira do órgão.

De acordo com Sales, após o saneamento das finanças, a Goinfra manteve o foco na manutenção da malha rodoviária. “Já estamos com empresas contratadas em todas as 27 regionais do Estado, o que representa 100% de cobertura em manutenção viária. Agora é questão de tempo para que todas as rodovias goianas atinjam o nível de excelência em trafegabilidade”. Ele lembra também que estão sendo investidos R$ 360 milhões em implantação e pavimentação de rodovias, com as inaugurações previstas para o próximo ano.

Em 70 dias, a gestão de Pedro Sales reforçou a manutenção rotineira das rodovias estaduais com a disponibilização de 73 equipes para atuar,  de forma contínua, em todas as regiões goianas. Nesse período, foram feitas a recuperação de 42 erosões que surgiram em trechos das estradas estaduais.

Também foram recuperadas 18 pontes de madeira e feita substituições de seis estruturas de madeira por pré-moldados de concreto, além de melhorias do greide de onze rodovias não pavimentadas, com destaque para a GO-454, que dá acesso a Cocalinho-MT, que até então se encontrava intransitável.

Planejamento

Segundo Pedro Sales, a agência concentrou também esforços em planejamento estratégico, com prioridade para a captação de investimentos necessários à  recuperação da malha viária goiana. “Nesses três meses de gestão, buscamos a aproximação e parceria com órgãos de financiamentos tanto da área pública quanto do setor privado”, afirma. Ele lembra que, ao lado do governador Ronaldo Caiado, esteve diversas vezes em Brasília em busca de recursos federais. Juntos, eles visitaram o presidente da República Jair Bolsonaro e também órgãos como, por exemplo, a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). “Estivemos, ainda, com representantes de empresas multinacionais que investem no setor de infraestrutura, que inclusive já vieram a Goiás para conhecer as nossas potencialidades ”, ressaltou.

Sales destaca, ainda, que a Goinfra está preparando novas contratações para a otimização da manutenção viária, sinalização, dispositivos de segurança viária, radares e monitoramento, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2020. A medida, segundo ele, vai propiciar mais conforto e segurança aos usuários, além de preservar as rodovias estaduais, que é considerado um dos mais importantes patrimônios públicos dos goianos. 

Projetos

Entre os projetos desenvolvidos pela Goinfra está a elaboração do Plano Goinfra 2020-2022, a elaboração do Plano de Controle Tecnológico da Goinfra (Laboratório de Pavimentação), a preparação do Sistema de Gerenciamento de Pavimentos (SGP) e a elaboração e atualização do Sistema Rodoviário Estadual (SRE). 

Também fazem parte do planejamento,  a preparação e o Plano de Duplicação das rodovias que ligam Goiânia a Caldas Novas, além da preparação de convênios com recursos da Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco). 

Manutenção Rodoviária

 A malha rodoviária estadual de Goiás conta atualmente com cerca de 21.000 quilômetros, dos quais cerca de 12.000 são pavimentados e  outros 9.000 ainda não pavimentados. Toda a extensão é atendida por 27 contratos com empresas que atuam de forma permanente na realização de serviços de manutenção rotineira e emergencial.

Atualmente, a Goinfra mantém 48 equipes atuando na malha rodoviária estadual pavimentada, na execução de localizados, roçagem de vegetação adjacente à rodovia, limpeza de dispositivos de drenagem,  recuperação de erosões e de bueiros. 

 Na malha não pavimentada,  são 25 equipes que trabalham em serviços de reconformação da plataforma (patrolamento), revestimento primário (encascalhamento), recuperação de pontes de madeira com substituição por estruturas de concreto pré-moldado e levantamento de greide.  De acordo com o presidente, os serviços vão continuar de forma contínua até que se atravesse o período chuvoso e de férias. 

 De acordo com Pedro Sales, já sendo preparado procedimento para novas contratações de empresas de engenharia,  com o objetivo de melhorar a manutenção, sinalização, dispositivos de segurança viária, radares e monitoramento. As novas licitações devem ser concluídas, segundo a agência,  ainda no primeiro semestre de 2020. “Medida vai propiciar mais conforto e segurança aos usuários, além de preservar as rodovias estaduais, um dos mais importantes patrimônios públicos estaduais”, afirma o presidente Pedro Sales. 

Obras Rodoviárias

Em 2019, a Goinfra retomou também  a implantação de quatro rodovias. A GO-439, que liga Pilar de Goiás a Guarinos, com extensão de 7,36 quilômetros; GO-132, entre Colinas do Sul e Minaçu (20,2 km); GO-336, no percurso de Crixás a Nova Crixás (66,16 km), e GO-184, que vai do entroncamento da GO-050 (Jataí) ao entroncamento da GO-220 (Caiapônia).

Estão sendo restauradas a GO-418 (Entroncamento da GO-060/Fazenda Nova/Entroncamento da GO-326), com extensão de 43,4 km; a GO-237 (Anel Viário de Niquelândia/Niquelândia/Muquém), com extensão total de 45,9 km; a GO-060 (São Luís de Montes Belos/Entroncamento da GO-418, em Fazenda Nova), com 111,5 quilômetros. Completam as restaurações e recuperações a GO-326, entre Sanclerlândia e Buriti de Goiás (15,5 km), e a GO-164, do entroncamento da BR-452 ao entroncamento da GO-164/206 (Quirinópolis), que tem extensão de 57 quilômetros.

Também já estão com ordens de serviços de implantação, com inaugurações previstas para o segundo semestre de 2020, as seguintes rodovias: GO-309 (Cachoeira Dourada a Itumbiara), GO-174 (Diorama a Montes Claros), GO-239 (GO-164 a São José dos Bandeirantes), GO-474 (Abadiânia até o Lago de Corumbá).

Compõem as restaurações que serão entregues no ano que vem, a GO-060 (Iporá/Israelândia/São Luís de Montes Belos/Firminópolis);  GO-320 (Joviânia/Goiatuba); Entroncamento da BR-452 (Bom Jesus, até entroncamento da GO-320, em Goiatuba); e GO-173 (Israelândia/Jaupaci).

Está sendo recuperado o pavimento da GO-237 (Niquelândia/Muquém), do Anel Viário de Niquelândia, e a GO-535, também em Niquelândia.

Já está autorizado o complemento da duplicação das rodovias GO-070 (entroncamento da GO-164 e cidade de Goiás) e da GO-080 (Nerópolis/Entroncamento da BR-153).

Está previsto, ainda, a construção do canal de drenagem do Aeroporto de Cargas de Anápolis, com entrega estimada para outubro de 2020.

Obras Civis

No início de 2019, a Goinfra tomou diversas medidas para garantir o reinício das obras civis paralisadas no governo anterior. Foram revistos todos os contratos, licitações, aditivos, renovações e licenças vencidas e celebrações de convênios.

As medidas propiciaram  a retomada das obras de forma legal, após o trabalho que propiciou a economia de R$ 3 milhões com a não efetivação de aditivos e a renegociação de contratos.   

Com os ajustes foi possível para a nova gestão retomar importantes obras como os presídios de Planaltina, Águas Lindas e Novo Gama; a construção dos centros de atendimentos socioeducativos de Itaberaí, Itumbiara, São Luis de Montes Belos, Caldas Novas ePorangatu; os ginásios de esportes de Baliza, Taquaral e Bonópolis. Algumas dessas obras paradas há mais de uma década por problemas burocráticos e de inadimplência.

Foram iniciados, também, o desvio de água pluvial do presídio de Águas Lindas, para conter grave problema ambiental, e também foi feita a demolição da quadra de esportes na cidade de Goiás, com o objetivo de garantir e valorizar o patrimônio histórico goiano.

Equipe da Goinfra realizou diversos e importantes projetos, entre eles,  o projeto do Presídio Semiaberto de Itumbiara, a reforma da quadra de esportes de Uruaçu, a  reforma do Cavalhódromo de Pirenópolis, além de passarelas e reforma de sedes do Detran. Foram emitidos, ainda, dezenas de laudos, relatório e visitas técnicas, e pedidos de demandas de cargas junto à Enel.

Os trabalhos e projetos relativos às obras civis representam investimentos na ordem de R$ 250 milhões.

Gestão e Finanças

Os pagamentos realizados pela Goinfra em obrigações com fornecedores atingiram, em 2019, a cifra de R$ 284 milhões até a primeira quinzena de dezembro.

Desse montante, cerca de R$ 66 milhões foram liquidados no último trimestre de 2019, na gestão de Pedro Sales.

No ano, a Goinfra quitou também despesas referentes a pagamento de diárias no valor de R$ 730 mil reais. Do total, R$ 368 mil (50,44%) foram pagos na gestão de Pedro Sales.

 

Fotos: Divulgação Goinfra

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Fonte: Comunicação Setorial da Goinfra

Telefone: (62) 3265-4324

 

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