Goinfra abre negociação com Gol Linhas Aéreas para atrair voos regionais para Santa Helena de Goiás

Presidente Pedro Sales esteve em São Paulo e apresentou a infraestrutura aeroportuária estadual à companhia, que vai enviar equipe ao Estado para conhecer potencial e avaliar a implantação de novas rotas. “Queremos viabilizar linhas regionais”

As potencialidades turísticas e de negócios dos municípios goianas foram apresentadas pelo presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, Pedro Sales, e pelo gerente de Aeroportos, Paulo Lemes, à equipe técnica e de Relações Institucionais da Gol Linhas Aéreas, durante reunião, na última quarta-feira (02/06), na sede da companhia, em São Paulo. Na ocasião, Sales enfatizou as qualidades dos aeródromos estaduais operados pelo Governo de Goiás por intermédio da Agência. “Abrimos negociações para viabilizar linhas regionais no Estado”, explicou o presidente, que também estava acompanhado pelo prefeito de Santa Helena de Goiás, João Alberto Rodrigues.

Como resultado, os representantes da Gol Linhas Aéreas anunciaram que virão a Goiás conhecer pessoalmente as estruturas dos aeródromos do interior, a começar pelo Aeroporto de Santa Helena, definitivamente entregue pelo governo em janeiro deste ano, totalmente operacional. “Trata-se do principal aeroporto com vocação regional do Sudoeste goiano. Ele tem espaço físico suficiente para futuras ampliações, alta resistência do pavimento, amplo terminal de passageiros, além de estar situado numa posição geográfica estratégica”, contou o gerente de Aeródromos da Goinfra, Paulo Lemes.

O presidente Pedro Sales ressaltou que a unidade de Santa Helena é um dos aeroportos mais bem estruturados do Estado. “Está aberto, tem autorização da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]. Precisamos vender”, pontuou. A negociação pode ser aberta a outras companhias interessadas e envolver os demais aeródromos administrados pelo Governo de Goiás. “Queremos que as companhias percebam que Goiás tem capacidade plena para receber novas rotas e que elas podem contribuir decisivamente para o fomento do agronegócio e o do turismo”, acrescentou Paulo Lemes.

Entregue em janeiro, o Aeroporto Regional Paulo Lopes (SSGR), em Santa Helena de Goiás, recebeu adequações do terminal de passageiros, revitalização do sistema de balizamento noturno, sinalização horizontal e vertical da pista de pouso e pátio de aeronaves, conclusão das barreiras de proteção e aprovação do plano básico de zona de proteção (PBZPA). A unidade possui pista asfaltada com 1,4 mil metros de extensão por 30 metros de largura, além de amplo pátio de aeronaves. A Certificação Operacional perante à Anac permitirá a realização de operações diurnas e noturnas de aeronaves de pequeno e médio portes, incluindo a possibilidade de pousos e decolagens de aviões de linhas aéreas regionais.

Legenda: Presidente da Goinfra, Pedro Sales, e o gerente de Aeródromos da agência, Paulo Lemes, em reunião com equipe da Gol Linhas Aéreas: “apresentação do potencial dos aeródromos estaduais para implantação de rotas regionais”

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) – Governo de Goiás