Goinfra coloca Balsa Cana Brava em operação na região Nordeste do Estado

Goinfra coloca Balsa Cana Brava em operação na região Nordeste do Estado


Disponibilizado pelo Governo de Goiás, transporte faz a travessia do Rio São Félix, entre Cavalcante e Minaçu, e passou por manutenção recente. Já aprovado pela Marinha do Brasil, modal está pronto para atender à população ribeirinha e produtores da região

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) concluiu na última semana a manutenção na Balsa Cana Brava, modal que faz a travessia do Rio São Félix, na região Nordeste do Estado, e que voltou a operar no sábado (27/02). Já disponível no porto, a embarcação liga a GO-464 à rodovia GO-241, conectando os municípios de Minaçu e Cavalcante. Mantido pelo Governo de Goiás, o transporte é alternativa ao trajeto de mais de 420 quilômetros, em caso de travessia por terra.

A balsa passou por manutenção mecânica e melhorias em toda sua estrutura, como nas plataformas, portões, parapeito, corrimões, casco, além de adaptação de manivelas, sinalização e, por fim, pintura em geral com aplicação de faixas refletivas e iluminação. A Goinfra também adquiriu novos equipamentos para a realização de primeiros socorros. Concluídos os reparos, a Cana Brava foi vistoriada pela Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil, que validou o trabalho e liberou o modal para o tráfego de passageiros.

Com 324 metros quadrados, a Cana Brava tem capacidade para fazer o traslado de até 12 carros de passeio e 47 passageiros de uma só vez. Por dia, são mais de 10 viagens, de ida e volta. “É nossa responsabilidade garantir transporte gratuito e seguro para os moradores locais, gente simples que depende dessa ação tão importante do Governo de Goiás nas regiões ribeirinhas, medida que também beneficia a economia, ao facilitar escoamento da produção”, explica o presidente da Goinfra, Pedro Sales.

Ribeirinhos
A balsa Cana Brava é o transporte mais utilizado pela população local para fazer a travessia de uma margem a outra do Rio São Félix, num percurso com cerca de 500 metros. De forma gratuita, os moradores dos povoados e vilarejos próximos ao rio – Córrego do Engenho, Capão Verde, Vila Veneno e Araí, pertencentes aos municípios de Minaçu e Cavalcante – podem utilizar o modal para o transporte de carros, motos e caminhões. 

Sem esse serviço oferecido pela Goinfra, os moradores da região teriam de percorrer um longo trajeto por estrada para chegar ao outro lado do rio. O percurso tem cerca de 170 quilômetros de rodovia não pavimentada e outros 256 em pista pavimentada. Por terra, seria preciso seguir por Minaçu, Colinas do Sul, São Jorge, Alto Paraíso, Teresina de Goiás, Cavalcante, Arai, Vila Veneno, para então chegar à outra margem do Rio São Félix.

Em todo o Estado, a Goinfra faz a gestão de nove balsas, que oferecem atendimento gratuito aos moradores das regiões ribeirinhas. Todas as embarcações foram reformadas nos últimos dois anos e estão em pleno funcionamento.
Crédito: Comunicação Goinfra

Legenda: Balsa Cana Brava, na região de Cavalcante, é uma das 9 unidades mantidas pelo Governo de Goiás para transporte de população ribeirinhas e auxílio no escoamento da produção goiana

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) - Governo de Goiás

Informações ao Cidadão