Goinfra intensifica manutenção das rodovias para o feriado da Semana Santa

Principais rodovias das rotas turísticas do Estado de Goiás estão recebendo trabalhos de manutenção para o feriado da Semana Santa, o que inclui serviços de reparo localizado (tapa-buraco), limpeza de elementos de drenagem, roçagem, contenção de erosões, entre outros. A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) repassou para as empresas responsáveis ordem de serviço para a cobertura de 85% da malha rodoviária, com trabalhos iniciados desde a segunda quinzena do mês de março, além do que já havia sido realizado em parceria com aproximadamente 90 municípios, por meio de Termo de Cooperação.

Entre as rodovias que têm serviços de manutenção em andamento e se enquadram nesse cenário, está a GO-070, entre Goiânia (GO) e Goiás (GO), rota para os turistas que vão participar da Procissão do Fogaréu - celebração que tem início no dia 17 de abril e segue na madrugada do dia 18 de abril (quinta-feira santa). Além da manutenção rotineira, após constatação de deterioração em menos de um ano de entrega da obra rodoviária, a empresa responsável pelo trecho entre Itauçu e Goiás, ainda dentro do prazo de garantia, precisou retornar os trabalhos para reparos no asfalto.

Conhecida como Rodovia dos Romeiros, a GO-060 também tem recebido, de Goiânia (GO) à Trindade (GO), serviços de roçagem e reparo localizado. Todos os anos, encenação da “Paixão de Cristo” é realizada ao longo dos painéis que representam a Via Sacra, na rodovia. Equipes monitoradas pela Goinfra atuam, então, na GO-060 para que os participantes do elenco e público possam acompanhar com segurança o evento.

De mesmo modo, a GO-213 e a GO-139, entre Caldas Novas (GO) e Morrinhos (GO), passam por manutenção. O trecho apresentava buracos, principalmente na entrada da cidade turística, e os serviços de reparos já estão sendo executados, em aproximadamente 50 quilômetros em que se encontravam os pontos críticos. A GO-338, que liga Abadiânia (GO) a Pirenópolis (GO), é mais um exemplo de região que tem recebido os serviços de manutenção para garantir trafegabilidade na rodovia.

Para a rota direcionada para a cidade Aruanã (GO), os trechos mais críticos estavam na GO-164, entre Goiás (GO) e Araguapaz (GO), mas a empresa responsável pela manutenção executa serviços na região, com trabalhos estendidos até São Miguel do Araguaia (GO). Já na região de Alto Paraíso (GO), os focos de atuação foram a GO-118 e GO-241, nas proximidades de São João D’Aliança (GO), Teresina de Goiás (GO) e Cavalcante (GO).

O presidente da Goinfra, Enio Caiado, explica que, com o retorno das empresas de manutenção para as rodovias, os serviços ocorrem de forma gradual, com prioridade para os trechos críticos levantados pelo órgão estadual, incluindo rotas turísticas do Estado.  “Vamos monitorar e fiscalizar, e se houver não-confomidades nos trabalhos ou necessidade de retornar aos trechos, as empresas serão acionadas”.

Segurança nas rodovias
Por meio de parceria com o Comando de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar do Estado de Goiás, a fiscalização nas rodovias também será intensificada durante o período da Semana Santa. Em pontos estratégicos, serão formadas barreiras policiais para inibir a ação de motoristas em descumprimento com as leis de trânsito.

No último feriado prolongado, no Carnaval, levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontou que acidentes de trânsito sem vítima tiveram uma queda de 42,15%, em comparação com 2018. Também houve diminuição dos acidentes com vítimas fatais, de 34 para 18 ocorrências, que equivale a uma queda de 47,06%. “O que mostra que a fiscalização nas rodovias e a conscientização dos condutores têm sido eficientes para preservação de vidas”, afirma o presidente da Goinfra.

Outra medida adotada pelo órgão estadual para trazer mais segurança aos motoristas nas rodovias tem sido a restrição da circulação de veículos com cargas especiais no período de feriado. Para a Semana Santa, a limitação será aplicada para veículos de cargas superiores a três eixos, e veículos que exigem escolta, no período de 19 a 21 de abril, das 7 às 20 horas, nas seguintes rodovias de pista simples com duplo sentido:

GO-020 - Entroncamento GO-417 (trevo de Piracanjuba) / GO-139 (Cristianópolis)
GO-139 – Entroncamento GO-20 (Cristianópolis)/ GO-217 - Caldas Novas/Corumbaíba/Divisa GO-MG
GO-213 - Entroncamento GO-330 Ipameri/Caldas Novas
GO-217 - Entroncamento BR-153 Piracanjuba até GO-139
GO-330 - Vianópolis/Pires do Rio/Catalão/Três Ranchos
GO-431 - Entroncamento BR-153/Pirenópolis
GO-338 - Entroncamento BR-060/Abadiânia/Planalmira/Pirenópolis
GO-225 - Entr. BR-414/Corumbá/Pirenópolis
GO-070 - Itauçu/Cidade de Goiás
GO-010/GO-139 – Luziânia/Vianópolis/GO-217 Piracanjuba.

*A restrição não se aplica para transportes de cargas perecíveis, de leite e seus derivados, de frutas, verduras e de cargas vivas ou frigoríficas.