Governador vistoria últimas etapas da instalação da ponte metálica na GO-060

O governador Ronaldo Caiado esteve neste domingo (24/3) na GO-060 para acompanhar as últimas etapas da instalação da ponte metálica cedida pelo Exército, que deve ser entregue na próxima quarta-feira para garantir a travessia de veículos de todos os portes no local. O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Enio Caiado, também esteve no local, no último sábado (23/3).

Ao todo foram enviados 32 militares e 17 viaturas para viabilizar a instalação da ponte, que suporta peso de até 80 toneladas e pode permanecer por seis meses (prorrogáveis) no local, de acordo com as necessidades do governo. O governador acompanhou a fase de lançamento do nariz da ponte e fez questão de conversar com os soldados e entender o processo de montagem.

“Se a gente ficasse esperando Goiás ter condições de arrecadação para fazer a obra iria demorar muito e a população precisa de solução imediata. Estamos trabalhando nisso todos os dias. Depois a Goinfra virá trazer a solução definitiva para o problema. A população não tolera mais falsas soluções”, ressaltou o governador.

A permanência dos soldados do Exército é também garantida pela Prefeitura de Israelândia, que cedeu uma escola municipal para recebê-los. Após a conclusão das obras de instalação, 13 soldados devem permanecer no local para fazer a guarda e o controle. A prefeita Miriã Barbosa (PSDB) esteve no trecho junto com o governador. Parte da carga enviada pelo Exército saiu na quinta-feira (21/3) de Ipameri, chegou ao bloqueio na GO-060.

Há alguns dias, Caiado decretou situação de emergência envolvendo 12 municípios na região onde ocorreu o bloqueio da GO-060. O objetivo foi garantir a segurança dos cidadãos e, ao mesmo tempo, maior agilidade na solução do problema. O decreto abrange as seguintes cidades: Amorinópolis, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Iporá, Israelândia, Jaupaci, Palestina de Goiás e Piranhas.

Equipes da Goinfra estão trabalhando diuturnamente no local. Já foram realizados serviços de limpeza do bueiro rompido para que a ponte metálica seja adaptada. Por determinação do governador, a Goinfra também está monitorando toda a região da GO-060. A intenção é acompanhar não-conformidades e serviços de reparos necessários que garantam a segurança dos motoristas nas rodovias.

Desvio
Enquanto a estrutura não fica pronta, quem trafega pela rodovia precisa desviar da área afetada. Com a parceria da Prefeitura de Israelândia, desde o dia 19 de março, desvio de aproximadamente 500 metros, ao lado das obras do bueiro (sentido Goiânia-Iporá, lado esquerdo), está disponível para a travessia de veículos de pequeno e médio portes. A área tem sinalização para os motoristas, que também podem contar com o suporte do Comando de Policiamento Rodoviário.