Governo de Goiás inaugura reconstrução do Anel Viário de Iporá e restauração da GO-060, que liga município a Firminópolis

Juntas, as duas obras executadas pela Goinfra, receberam investimentos de mais de R$ 110 milhões. “Mostramos a aplicação correta do dinheiro público para regiões que estavam sendo mais penalizadas. O Oeste era uma delas”, destaca governador

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta terça-feira (28/09), as obras de reconstrução do Anel Viário de Iporá e da restauração de 111,5 quilômetros da GO-060, rodovia que liga o município a Firminópolis. Os investimentos do Governo de Goiás, realizados por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), chegam a mais de R$ 110 milhões, e vão beneficiar toda a região Oeste do Estado.

Na GO-060, a atual gestão conclui a restauração de 58 quilômetros remanescentes, com a execução dos serviços de reciclagem do asfalto, aplicação de tratamento superficial duplo (TSD) e de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), além da implantação da drenagem superficial e de toda sinalização horizontal e vertical. Nesse trecho, que liga Iporá ao entroncamento com a GO-444 (trevo para Moiporá), foram aplicados R$ 56 milhões. A rodovia é um corredor de escoamento da produção agrícola e liga a Região Metropolitana ao estado do Mato Grosso.

“Estamos dando trânsito para Goiás. Não adianta ter as federais, sem essas artérias que ligam à via principal. Você isola o Estado”, observou Caiado, que completou: “Trabalho todo dia e sou exigente com a obra: é asfalto de qualidade”. O anel viário de Iporá também foi contemplado com serviços do Governo de Goiás. A recuperação da estrutura recebeu um aporte financeiro de R$ 12,8 milhões para recapeamento e sinalização. A obra compreende um trecho de 9,6 quilômetros, no trecho entre o perímetro urbano do município e a GO-060 e ainda entre a GO-174 e a avenida Rio Branco.

“Mostramos a aplicação correta do dinheiro público para as regiões que estavam sendo mais penalizadas. O Oeste era uma delas”, afirmou Caiado. “O cidadão agora vê as coisas acontecendo na vida, no interior, e percebe que existe uma dedicação específica e uma parceria entre os prefeitos”, completou o governador.

Presidente da Goinfra, Pedro Sales salientou que poucos lugares foram tão favoráveis para a execução de obras da agência como o Oeste goiano. “Foi uma convergência de bons fatores e empreitadas que deram muito certo”, afirmou. Sobre o anel viário, salientou que se trata de uma intervenção importantíssima, dado que Iporá é uma cidade polo na região. No trecho, conforme explicou, “há uma grande pressão, [pois] interage com várias saídas e tem tráfego muito pesado. De modo que é uma obra tão estruturante e assim foi tratada por nós, digna do investimento que aqui ocorreu”.

“Goiás precisava de um governador que o amasse como o senhor. O Estado e nós, goianos, é que ganhamos com isso”, enalteceu o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, que destacou a qualidade das obras executadas nas estradas estaduais e sua importância logística. O deputado federal Adriano do Baldy fez um balanço positivo das ações. “Passaram-se quase 40 anos, e hoje nós temos a realização da complementação da GO-174”, frisou. Sobre a 060, disse que a obra ficou “coisa de outro mundo”.

“Atuo em vários Estados do País e tenho orgulho de trabalhar com pessoas como Caiado e Pedro Sales, pois são de uma seriedade que prego em minha casa. É muito bom você, enquanto fornecedor, ter confiança em seu contratante, saber que vai receber em dia e não será solicitado para nada que não deveria”, afirmou o presidente da Rodocon Construções Rodoviárias, José Zagury.

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás