Governo de Goiás investe R$ 209 milhões na recuperação de ruas de 150 municípios

Executado pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, programa registra recapeamento de mais de 5,6 milhões de metros quadrados de asfalto. Moradores destacam melhora na qualidade de vida e valorização de imóveis com obras

O Governo de Goiás alcançou, em outubro, a marca de 150 municípios contemplados com obras estaduais de recuperação asfáltica e sinalização horizontal. Com investimento de R$ 209 milhões, foram recapeados mais de 5,6 milhões de metros quadrados de pavimento em ruas e avenidas estratégicas para o desenvolvimento das cidades. Os números são do programa Goiás em Movimento - Eixo Municípios, conduzido pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

“O governador Ronaldo Caiado está revolucionado os municípios ao levar asfalto de qualidade até a porta da casa do cidadão. Isso demonstra que o Governo de Goiás é capaz de transformar não só as rodovias, mas também a vida dentro das cidades”, destaca o presidente da Goinfra, Pedro Sales. “Nada é mais gratificante do que rodar pelo interior e perceber que ruas, que antes eram sinal de dor cabeça, hoje são motivos de alegria.”

A partir da celebração de convênio entre a prefeitura e o Estado, a Goinfra promoveu obras em municípios de todas as regiões de Goiás, com a aplicação de nova capa asfáltica e, após o período de cura do pavimento, a execução da sinalização horizontal. Por onde as máquinas passam, os moradores ressaltam a melhoria na qualidade de vida e a valorização dos imóveis e do comércio local. “É uma benfeitoria, uma felicidade indescritível para a gente”, diz o aposentado Valdir Francisco Sales, residente em Santa Rosa de Goiás, no Centro goiano.

No Oeste do Estado, Doverlândia recebeu as máquinas da Goinfra em agosto para a recuperação de dez ruas e avenidas. “Depois que veio este novo asfalto, a poeira sumiu e ficou muito bom”, afirmou o comerciante Adairo Alves Fernandes, proprietário de um açougue na cidade há 16 anos. “É clara a mudança, Doverlândia está mais bonita, com asfalto pretinho e sem falhas”, reforçou Leonardo Caetano da Silva, dono de um supermercado.

No Entorno do Distrito Federal, 13 cidades já foram contempladas pelo Eixo Municípios, a exemplo de Santo Antônio do Descoberto. “Dá para ver que o asfalto tem uma durabilidade maior pela qualidade do serviço que está sendo realizado”, destacou o empresário Rafael Magalhães. O vendedor Jonathan Ferreira acredita que a população terá só vantagens. “Com certeza, vai trazer mais empregos para a cidade e melhorar o transporte, porque o desenvolvimento chega com o asfalto”, completou.

O Nordeste goiano também foi atendido. Em São João D’Aliança, o comerciante Imerson Fec ressaltou a mudança de “clima” com a realização das obras nas ruas do Centro da cidade. “Valorizou nosso setor, a gente nota que está bem melhor. Quem não quer rodar por uma rua bonita e sem nenhum buraco?”, questiona. Na região, já foi executada recuperação de ruas nos municípios de Alvorada do Norte, Buritinópolis, Flores de Goiás e Simolândia.

Fotos: Silvano Vital

Legenda: Eixo Municípios: Governo de Goiás dá suporte à infraestrutura das cidades e melhora qualidade de vida da população com programa de recuperação asfáltica

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes - Governo de Goiás