Governo estadual conclui reforma parcial do Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás

Governo estadual conclui reforma parcial do Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás

Por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), foi investido R$ 130 mil na recuperação da edificação do século XVIII, com atenção às técnicas de engenharia e arquitetura que garantem a preservação das características originais da primeira sede do Poder Executivo goiano. Unidade faz parte do Centro Histórico do município, listado pela Unesco como Patrimônio Mundial, em 2001

Desde o início da pandemia de Covid-19, o acesso a lugares com maior capacidade de circulação de pessoas tornou-se restrito no Brasil inteiro. Esse também foi o caso do Palácio Conde dos Arcos, um museu histórico muito visitado na cidade de Goiás, onde residiu Dom Marcos de Noronha, o primeiro governador do Estado. Durante o período de fechamento à visitação pública, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), investiu R$ 130 mil na reforma de alguns ambientes da construção do século XVIII.

No local, foram executados os serviços de pintura das paredes, reformas de esquadrias de janelas e portas, e a substituição do assoalho de madeira de três quartos do imóvel e do gabinete do governador. O novo piso foi submetido a tratamento com cupinicida para garantir longevidade à estrutura e a preservação de suas características barrocas. O Palácio Conde dos Arcos integra o Centro Histórico da cidade de Goiás, que foi reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial, em 2001, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, destaca a delicadeza e a minuciosidade do trabalho que associa técnicas da engenharia praticada no início daquela construção com uma arquitetura preservadora e reverente aos valores histórico e cultural do patrimônio. “Até serviços habitualmente muito simples, como a troca de uma fechadura, são realizados com a preocupação de manter o padrão visual igual ou o mais próximo possível do produto original”, ressalta.

A obra levou 60 dias para ficar pronta. Agora, depende da agenda da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do panorama da pandemia no Estado de Goiás para ser entregue à população vilaboense e reabrir as portas à visitação pública.

Para o secretário estadual de Cultura, César Moura, os trabalhos representam o compromisso do governador Ronaldo Caiado com a preservação dos monumentos do Estado. “O governador já autorizou o restauro de igrejas que carregam importante período da história de Goiás, assim como prédios tombados pelo Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] em respeito ao patrimônio histórico e cultural de Goiás”, destaca. 

O museu
O Palácio Conde dos Arcos possui mais de 30 cômodos, rico acervo de mobiliário e de peças antigas, e três pátios com jardins, sendo o maior deles, em estilo português. Por ser um interessante e profundo mergulho na história goiana, desde os bandeirantes até os nossos dias, funciona, hoje, como centro de atividades culturais.

A transferência da sede do Poder Executivo Estadual é um dos eventos tradicionalmente realizados no palácio, durante as festividades do aniversário do município, que completou 294 anos em julho de 2021. O ato simbólico ocorre desde 1961 e tem duração de três dias, tempo em que são realizados eventos e outras ações regionais na cidade.
 

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) – Governo de Goiás

Informações ao Cidadão