Inaugurada ponte na GO-070

Inaugurada ponte na GO-070

30 de junho de 2011

      O governador Marconi Perillo entrega neste sábado (02/07), às 11h30, em Itaberaí, mais uma obra executada pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). Acompanhado do presidente da Agetop, Jayme Rincon, e de autoridades estaduais e municipais, ele  inaugura a ponte sobre o Rio das Pedras, localizada no perímetro urbano de Itaberaí, normalizando o tráfego na rodovia GO-070, que liga a capital à Cidade de Goiás e à bacia do Rio Araguaia, região muito procurada no período das férias (temporada do Araguaia). A ponte antiga foi destruída no início de janeiro, quando intensas chuvas caíram no local.

      A nova ponte, de concreto armado e protendido, foi construída em 120 dias pela Agetop e custou ao Tesouro Estadual R$ 3,8 milhões. Prevendo a duplicação da rodovia, no local foram construídas duas pontes de 50 metros de comprimento por 10,8 metros de largura cada uma, sustentadas por 16 vigas pré-moldadas. Dessa forma, o trânsito de veículos será feito agora em pista dupla, o que vai oferecer maior segurança aos motoristas. A ponte também conta com duas passarelas laterais destinadas aos pedestres que fazem a travessia de um lado para o outro. A obra também receberá iluminação especial e calçada nas proximidades para facilitar caminhadas noturnas.

      Ponte móvel – A ponte sobre o Rio das Pedras caiu dia 3 de janeiro deste ano e interrompeu o tráfego na GO-070. Enquanto outra não era construída, o governo do Estado conseguiu que a  23ª Companhia de Engenharia de Combate, do Exército Brasileiro, montasse em tempo recorde de cinco dias uma ponte metálica para garantir o trânsito nessa importante região econômica de Goiás.  Assim, desde 24 de janeiro a passagem sobre o rio era realizada por meio desta ponte móvel. Tanto a travessia, realizada  em único sentido por vez, quanto a manutenção da ponte foram coordenadas por militares do Exército, que se mantiveram no local por todo esse tempo.

Gerência de Comunicação