Tráfego de trecho duplicado da rodovia BR-050, entre Cristalina e Catalão, é liberado

O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Enio Caiado participou, no último dia 4, da cerimônia de liberação de tráfego da pista dupla do trecho da rodovia entre Cristalina (GO) e Catalão (GO). A solenidade foi realizada no trevo do KM 244, no distrito de Pires Belo, município de Catalão, e contou com a presença do vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota; do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; do prefeito de Catalão, Adib Elias; de representantes da bancada federal goiana e lideranças de toda a região.

Foram concluídos mais 54 quilômetros de rodovia duplicada, totalizando 176 quilômetros de um total de 218,5 quilômetros estabelecidos no contrato de concessão da BR-050. Para o presidente da Goinfra, a liberação desse trecho é prova da união entre governo estadual e federal para trazer benefícios em conjunto para Goiás. O vice-governador ressaltou, na ocasião, que o evento é um grande capítulo na história do desenvolvimento do Estado. “Isso precisa ser levado para as demais regiões de Goiás. Por isso, peço que leve ao presidente Jair Bolsonaro nosso clamor pela duplicação da BR-153 e conclusão de outras obras importantes”, assinalou Tejota ao se dirigir ao ministro.

O ministro, por sua vez, afirmou que a sua visita a Goiás é um momento histórico tanto pela inauguração da obra que impulsiona o desenvolvimento da região como a celebração da união que existe entre os poderes Executivo e Legislativo. "A bancada federal de Goiás autorizou um remanejamento importante no orçamento que possibilitará obras federais no Estado. Neste momento, colocaremos maquinários na pista para recuperar a BR-452 e BR-158", sinalizou.

Parcerias

Durante a solenidade, o ministro Tarcísio Freitas anunciou ainda que trabalhará por novas concessões em breve, além de obras de manutenção e um programa de investimentos para a recuperação da logística do estado de Goiás. "Isso será feito em parceria com a bancada federal e com o governo estadual, que tem sido extremamente parceiro. O país tem vocação para ser grande e será, construiremos juntos um novo Brasil".

O prefeito de Catalão, Adib Elias, agradeceu os investimentos no município e parceria com o governo federal e estadual. "Essa obra é tão importante como é o município de Catalão. Há mais de 50 anos que essa duplicação é o sonho de toda a população e se consolida hoje". A BR-050 é a principal via entre o Distrito Federal e São Paulo, cortando nove municípios, cinco de Goiás e quatro de Minas Gerais, com forte atividade agroindustrial, pecuária e distribuição logística.