Governador vistoria obras de recuperação da GO-237, entre Niquelândia e o distrito de Muquém

Com sete quilômetros de extensão, frente de serviço está em fase de conclusão e vai garantir segurança aos peregrinos da Romaria à Nossa Senhora D’Abadia do Muquém, que começa em 5 de agosto

O governador Ronaldo Caiado esteve nesta terça-feira (19/07) em Niquelândia, no Norte goiano, para vistoriar as obras de recuperação da GO-237, entre o município e o distrito de Muquém. A frente de serviço, com sete quilômetros de extensão, será concluída nos próximos dias. “Estará pronta para receber milhares e milhares de romeiros nesta que é uma tradição do povo goiano”, garantiu Caiado ao mencionar a Romaria à Nossa Senhora D’Abadia do Muquém, que começa em 5 de agosto.

O Estado investe mais de R$ 1,6 milhão na recuperação asfáltica do trecho. A GO-237 é uma importante rota do turismo religioso, por onde passam os peregrinos que participam da romaria. “É uma rodovia que estava em situação precária, mas estamos recuperando esse asfalto e fazendo uma limpeza pensando nos pedestres”, explicou o governador.

Além do recapeamento, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) realiza roçagem, tapa buracos e limpeza de sistemas de drenagem por toda extensão da rodovia. “A GO-237 tinha segmentos em estado avançado de deterioração. Mapeamos esses pontos e promovemos a reconstrução para que todo o trecho esteja em excelentes condições de segurança e trafegabilidade”, salientou o presidente da Goinfra, Pedro Sales.

“Nossa gratidão ao Governo de Goiás pelas obras nessa rodovia. Já há anos os romeiros vinham solicitando [os reparos] devido às dificuldades de buracos e trechos ruins. Essas obras atendem os romeiros, municípios vizinhos e todos os que passam pela rodovia”, afirmou o padre Aldemir Franzin, que é reitor do Santuário de Nossa Senhora d’Abadia do Muquém.

Histórica, a Romaria à Nossa Senhora D’Abadia do Muquém é realizada há mais de dois séculos. Ficou suspensa nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19, mas agora está de volta ao calendário cultural e religioso de Goiás. Em 2022, será realizada de 5 a 15 de agosto, e a expectativa é atrair um público de diferentes regiões do Estado e do país. Na programação estão previstas missas, procissões, vigílias e confissões.

Participaram da vistoria os prefeitos Fernando Carneiro (Niquelândia), Paulino Batista Vieira (Colinas do Sul) e Waldilei Lemos (Vila Propício); além de vereadores e demais autoridades da região.

Foto: Silvano Vital