Governo de Goiás publica edital para locação de maquinários que ficarão à disposição dos municípios

Novo projeto da Goinfra, o Patrulhas Mecânicas Regionais prevê investimentos de R$ 160 milhões, durante três anos, para viabilizar execução de obras nas estradas da zona rural geridas pelas prefeituras. “Vamos garantir trafegabilidade em vias que dão acesso a distritos, povoados, assentamentos e que são rotas estratégicas para setor produtivo”, diz Pedro Sales

O Governo do Estado vai ampliar o programa Goiás em Movimento - Eixo Municípios, executado por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), com a realização de serviços de melhoria viárias também na zona rural. O primeiro passo foi dado nesta sexta-feira (22/10), com a publicação de edital, no Diário Oficial, para contratação de serviços de locação de máquinas e de veículos, com fornecimento de operadores e motoristas, que vão integrar o Patrulhas Mecânicas Regionais. A estimativa é investir R$ 160 milhões, ao longo de três anos, no apoio às prefeituras para a manutenção das estradas municipais não-pavimentadas.

O presidente da agência, Pedro Sales, e o diretor de Planejamento, Riumar dos Santos, apresentaram o projeto a prefeitos e lideranças políticas durante live transmitida pelas redes sociais da Goinfra, nesta sexta-feira. “Com o Patrulhas Mecânicas, avançamos no auxílio aos municípios, que têm dificuldades também de manter as estradas rurais que dão acesso a distritos, povoados, assentamentos e que são rotas estratégicas para o setor produtivo”, explicou Sales. “Vamos oferecer mais trafegabilidade e segurança a moradores e trabalhadores da zona rural.”

Atualmente, a Goinfra já executa, com o Goiás em Movimento – Eixo Municípios, a restauração de ruas e avenidas, infraestrutura também de gestão das prefeituras. As obras do programa, desenvolvido na zona urbana, foram iniciadas neste mês de outubro, e vão chegar a mais de 100 cidades na primeira etapa, com investimentos de R$ 200 milhões. “Tudo isso sem prejuízo aos cuidados com a malha rodoviária estadual, que é sempre a nossa meta número um”, ressaltou Pedro Sales.

Patrulhas Regionais

No novo projeto da Goinfra, o Estado de Goiás foi dividido em quatro lotes ou regiões, que terão duas cidades-base e duas equipes de Patrulha Mecânica Regional disponíveis para atender aos municípios que pertencem àquele lote. As cidades-base são o ponto de chegada/partida das equipes, que se deslocam para a execução de obras em vias apontadas por cada prefeitura.

O primeiro lote abrange 63 municípios, tendo Araguapaz e Porangatu como cidades-base. O segundo vai atender 70 cidades, com centrais montadas em Mineiros e Rio Verde. As estruturas de Anápolis e Caldas Novas estarão disponíveis para 83 municípios da região 3. E, por fim, 28 municípios contarão com a assistência montada em Alto Paraíso e São João D’Aliança, na região 4.

O diretor de Planejamento, Riumar dos Santos, explicou que essa divisão foi idealizada para garantir atendimento a extensões diversas e igualmente importantes. “Anhanguera, por exemplo, tem uma malha de apenas 55 quilômetros, enquanto Niquelândia possui 9 mil quilômetros de estradas municipais”, calculou. Foi essa variante que apontou os locais em que as patrulhas vão permanecer por mais tempo.

Cada patrulha será composta por operadores, serviço de manutenção dos equipamentos, combustível e 14 máquinas locadas. São quatro caminhões caçamba basculante truck, dois caminhões caçamba basculante toco, dois motoniveladoras, um cavalo mecânico de dois eixos com prancha de três eixos, um rolo compactador pé de carneiro, uma escavadeira hidráulica, um caminhão truck pipa, um trator de pneus tração com grade aradora e uma pá carregadeira com retroescavadeira. “Nossos contratos exigem que toda essa aparelhagem seja nova, para garantir funcionamento pleno nessa assistência os prefeitos no momento em que eles mais precisam de ajuda, que é o período das chuvas”, informou o diretor.

O presidente Pedro Sales esclareceu que, locando os equipamentos, o programa elimina um longo processo burocrático, que compreende as fases de elaboração de projetos, licitações e contratação de empresas para os serviços. “Nossa intenção é dinamizar o programa, destravando etapas ao invés de dificultar e promover alívio, conforto e melhoria de vida à população que habita nessas áreas”, concluiu.

A licitação para contratação do serviço de locação está marcada para o próximo dia 5 de novembro, às 14h, por meio do site 222.comprasnet.go.gov.br. Mais informações sobre o projeto e a licitação podem ser conferidas no site da Goinfra, no www.goinfra.go.gov.br

Foto: Silvano Vital

Legenda: Presidente Pedro Sales e diretor Riumar dos Santos apresentam a concepção do projeto da Goinfra, o Patrulhas Mecânicas Regionais: “Governo de Goiás deve investir mais R$ 160 milhões para socorrer prefeituras na manutenção de estradas vicinais na zona rural”

Agência de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) - Governo de Goiás