Em face da pandemia de Covid-19, Goinfra determina prioridade na construção e reforma de hospitais e presídios em Goiás

Entre obras prioritárias está o Hospital Regional de Uruaçu, o Hospital de Doenças Tropicais, a Unidade Prisional de Águas Lindas de Goiás e do Novo Gama

O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, determinou a prioridade absoluta para a construção, expansão, manutenção e reforma de obras nas áreas de saúde e de unidades prisionais em Goiás.

A determinação foi publicada nesta quinta-feira (21/5) na edição 23.306 do Diário Oficial do Estado de Goiás e visa destravar as obras que auxiliem o Governo de Goiás no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Este também é um pedido do governador Ronaldo Caiado.

Entre as obras que foram denominadas como prioridade está o Hospital Regional de Uruaçu, cuja previsão de entrega é para novembro. Recentemente, uma equipe técnica da Goinfra fez uma vistoria na unidade.

Há também a reforma, adequação e ampliação do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), com previsão de entrega para março de 2021. De acordo com a Diretoria de Obras Civis da Goinfra, a determinação do presidente Pedro Sales já é seguida à risca e todas as obras já foram retomadas.

Presídios
As prisões, casa de albergados, delegacias com custódia de presos e os Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) também são prioridades no Estado.

Em Águas Lindas de Goiás, na região do Entorno do Distrito Federal, a unidade prisional está em fase final e será entregue em junho, com uma capacidade de 300 vagas. O valor da obra é de R$ 20,8 milhões, recursos provenientes dos governos estadual e federal.

A construção do presídio teve início em 2013, com a obra tendo sido embargada e paralisada. Construído em uma área de 5.668 metros quadrados, a obra precisou do empenho da Goinfra para desembaraçar questões legais e ambientais, para que pudesse ser concluída, afirma Pedro Sales.

“A Goinfra e a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) trabalham em parceria para que este presídio seja concluído o mais breve possível”, afirma.

É o que aponta também a diretora de Obras Civis, Marcela Scalco. “O compromisso é de entrega para junho. Vistoriamos este presídio e tudo está em acabamento final”, sentenciou.

Já em Novo Gama, na região Sul do Entorno, o presídio será entregue em dezembro, com capacidade para 300 vagas.

Cases
Conforme explica a Diretoria de Obras Civis da Goinfra, há seis Centros de Atendimentos Socioeducativos em fase final de reforma ou de construção. As unidades serão entregues ao longo deste ano. Casos de Itaberaí (setembro), Itumbiara (outubro), Caldas Novas (dezembro), Porangatu (dezembro) e São Luís de Montes Belos (dezembro). Em Rio Verde, a obra será iniciada em breve.

Os Cases são centros que possibilitam ao adolescente em conflito com a Lei o cumprimento da medida socioeducativa de internação por meio de um atendimento integral, em que privilegiem a construção de valores com vistas ao retorno familiar e comunitário.

Comunicação Setorial – Goinfra
Siga nossas redes sociais:
Instagram: @goinfra
Facebook: @agenciagoinfra