Ação ambiental: Goinfra implanta lixeiras de coleta seletiva

Ação ambiental: Goinfra implanta lixeiras de coleta seletiva

Com auxílio dos servidores, Agência passa a separar os resíduos em recicláveis, rejeitos e orgânicos. Perspectiva é de que agenda ambiental seja intensificada a partir de janeiro


A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) implantou, neste mês de dezembro, lixeiras de coleta seletiva para separação dos resíduos em suas dependências. Ao todo, foram instalados dez coletores de lixo de 100 litros, de três peças, sendo elas para resíduos recicláveis, rejeitos e orgânicos; 30 coletores de inox de 30 litros para orgânicos; e dois coletores de lâmpadas.

Conforme a assessora de Assuntos Ambientais da Goinfra, Gabriela De Val, as ações ambientais praticadas na Agência serão intensificadas a partir de 2023. “Vamos iniciar um trabalho de educação ambiental na Agência para que os servidores possam se conscientizar e levar essas atitudes também para sua vida particular”, afirmou Gabriela.

Dentro do planejamento para 2023, entre outras coisas, está a substituição dos copos de plástico por canecas. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), a estimativa é de que, apenas no Brasil, sejam utilizados aproximadamente 720 milhões de copos descartáveis diariamente. Isso resulta em 1500 toneladas de resíduos produzidos todos os dias.

Novas ações
A partir do próximo ano, a Goinfra dará mais um passo na agenda ambiental. Gabriela De Val conta que há a perspectiva de se implantar um processo de compostagem. “Muitas pessoas almoçam na Agência, então já vamos separar esses resíduos orgânicos nas devidas lixeiras e o próximo passo é ter uma composteira”, comentou.

Até o momento, os servidores estão recebendo muito bem as novidades. “Tivemos uma recepção muito boa, as pessoas ficaram super felizes e empolgadas em ter esse cuidado, que é tão simples, com o meio ambiente”, destacou Gabriela, que já pensa também em criar uma horta na Goinfra, aproveitando a composteira: “Podemos envolver alguma organização não governamental para nos ajudar no cuidado e manejo dessa horta.”

Coleta Seletiva
Coleta seletiva é a separação do lixo em recicláveis, orgânicos e não recicláveis. Entre os materiais que podem ser reaproveitados estão papel, plástico e vidro. No entanto, eles não podem estar misturados com restos de comida. 

Durante a reciclagem, o resíduo passa por um processo de transformação ou reaproveitamento. Desta forma, esse produto será reintroduzido na cadeia produtiva para ser reutilizado. 

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) - Governo de Goiás

Informações ao Cidadão