CGE reconhece contribuição da Goinfra na conquista de Goiás como estado mais transparente do país
A alta gestão da Goinfra recebeu, nesta quinta-feira (28/11), um reconhecimento formal pela contribuição fundamental na obtenção do Selo Diamante em Transparência Pública, conferido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) ao Estado de Goiás, único estado do país a conquistar nota 100 em Transparência. O prêmio foi recebido pelo governador Ronaldo Caiado na quarta-feira (27/11).
A vice-presidente da Goinfra, Eliane Simonini, recebeu um certificado das mãos de Lucimar Prado e Silva, gerente de Auditoria do Programa de Compliance da Controladoria-Geral do Estado (CGE); e de Júnior José Costa, gerente de Transparência Institucional da CGE.
Para Eliani Simonini, o reconhecimento do órgão que coordena as ações de Compliance Público na administração é uma honra. “É uma enorme alegria termos contribuído para mais uma conquista importante do Governo de Goiás no cenário nacional. Sem dúvidas, é um reflexo da adesão dos servidores da Goinfra aos valores e eixos do Compliance Púbico", ressaltou.
A Goinfra conta com um Comitê de Transparência, que realiza auditorias mensais na página de Acesso à Informação, garantindo que os dados estejam sempre atualizados. Há ainda a participação de todas as diretorias e gerências no sentido de manter em dia as informações disponibilizadas no painel de obras (GOMAP) e no painel de licitações, seguindo as diretrizes do regulamento da CGE.
Márcia Freire (chefe de Gabinete) e Eliane Simonini (vice-presidente)
recebem certificado em nome da Goinfra
Nota máxima em transparência
Sob a gestão Caiado, o Governo de Goiás alcançou 100% no índice do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), o que rendeu premiação com Selo Diamante pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, o estado atingiu a marca de 99,1%. O evento ocorreu na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em Goiânia.
Realizado pela Atricon, com apoio de diversas entidades, o Programa Nacional divulga os resultados obtidos pelos poderes e órgãos autônomos dos Estados, a partir das análises dos portais de transparência. São vários os critérios avaliados, como a disponibilidade de dados, acessibilidade e atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI). Conforme o índice de cumprimento dos requisitos, é concedido o Selo de Qualidade em Transparência Pública, nas categorias Diamante, Ouro ou Prata.
Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra)