Com avanço de 40% das obras, Cora recebe visita técnica e apoio de artistas e autoridades

Com avanço de 40% das obras, Cora recebe visita técnica e apoio de artistas e autoridades

Estrutura já erguida impressionou visitantes, que declararam apoio ao projeto que resultará em mais vidas salvas 

As obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) receberam visita, apoio e incentivo de artistas e autoridades em evento que marcou inspeção dos serviços já executados nesta quarta-feira (29). Ao todo, 40% do projeto já foi executado. Na ocasião, os sertanejos Gusttavo Lima e Maiara e Maraísa, bem como o locutor de rodeios Cuiabano Lima, estiveram no pátio da construção ao lado do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela e do presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Lucas Vissotto, para ressaltar a importância do primeiro hospital público destinado exclusivamente para o tratamento do câncer em Goiás.

Só a ala infantil, que consiste na primeira etapa das obras do Cora, recebe investimento de R$ 180 milhões. A entrega da estrutura pediátrica está prevista para o fim de 2024. De acordo com o governador, a intenção do governo é aglutinar defensores do projeto para garantir que a batalha contra a doença seja vencida e mais vidas sejam salvas - tudo isso com tecnologia de primeiro mundo e atendimento humanizado, de acordo com padrões internacionais já aplicados no Hospital do Amor, de Barretos (SP). 

“Com apenas 8 meses do início da construção, já estamos com 40% dela pronta. É uma obra que vai dar a todos os pacientes que não tem poder aquisitivo a possibilidade de fazer os tratamentos mais sofisticados, com os protocolos mais modernos”, destacou o governador Ronaldo Caiado. “Aqui, na prática, a pessoa pode comprovar o padrão de excelência e o valor real da obra”, apontou o governador. Esta foi a segunda vez que Caiado vistoriou a construção fiscalizada pela Goinfra e acompanhada por órgãos de controle.

Artistas unidos em apoio ao Cora

O Cora segue modelo do Hospital do Amor – Hospital do Câncer de Barretos (SP), que é inspirado em unidades norte-americanas. A grandiosidade da estrutura já erguida impressionou os apoiadores que vieram conhecer o empreendimento. “A obra está linda, perfeita! Goiás precisa desse apoio para ajudar as famílias, estaremos aqui para tudo que o hospital precisar”, disse a cantora Maiara, ao lado da irmã Maraísa. “Isso é Goiás mostrando como se faz saúde, como se trata o povo”, disse o cantor Gusttavo Lima. Ainda, o locutor Cuiabano Lima disse que o hospital vai dar a chance de vida para muitos: “Pessoas estão morrendo antes da hora. O Cora vai mudar essa realidade”.

Transparência

No evento, autoridades receberam uma prestação de contas do presidente da organização da sociedade civil Fundação Pio XII, Henrique Prata, que executa a obra. Segundo ele, há quatro orçamentos para cada item adquirido, "de uma agulha a um prego”. “Assim, temos a transparência de onde é mais barato, no país ou não. Tudo que vem para cá está consolidado na prestação submetida ao Tribunal de Contas”, disse Prata. De acordo com o presidente da Pio XII, a pesquisa de preço de materiais com fornecedores resulta em mais qualidade e economia. “Demonstramos o que é eficiência. Garanto e assino embaixo que estamos construindo com 30% a menos do que qualquer empreiteira do estado”, enfatizou. 

Obras e estrutura

Ao todo, 40% do projeto já foi executado. Isso inclui a fundação dos prédios da Ala Infantil e de Transplante de Medula Óssea (TMO), implantação das estruturas metálicas e a concretagem de pisos e lajes. Atualmente, equipes técnicas da Goinfra implementam as instalações elétricas e hidráulicas e avançam na construção de blocos anexos da estrutura principal. Todo o complexo terá mais de 44 mil metros quadrados de área construída.
O hospital terá 148 leitos, capacidade para atendimento ambulatorial oncológico adulto e infantil; serviços de diagnóstico; salas para infusão de medicamentos; centros de reabilitação e quimioterapia; serviços de apoio e pronto atendimento com funcionamento 24 horas; além de leitos de UTI. A Ala Infantil, que receberá 48 leitos de internação, terá, ainda centro cirúrgico, farmácia, centro de exames por imagem e de infusão quimioterápica. A estrutura inclui espaço de lazer e alojamento para familiares de pacientes, visto que uma das premissas do empreendimento é garantir excelência e humanização nos atendimentos.

Foto: Silvano Vital/Goinfra

Goiânia, 29 de novembro de 2023
Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra)

Informações ao Cidadão