Comitê Setorial se reúne para apresentação do programa Compliance na Goinfra

Comitê Setorial se reúne para apresentação do programa Compliance na Goinfra

Durante a reunião foram apresentadas as ações do primeiro quadrimestre presentes na matriz de risco e aprovado o cronograma do segundo

Os representantes do Comitê Setorial e do Escritório de Compliance da GOINFRA se reuniram na última terça-feira (18/06) para alinhamento e planejamento das ações inerentes ao desenvolvimento do Programa Compliance Público e a avaliação do 1º quadrimestre deste ano.

O Comitê Setorial e do Escritório de Compliance da Goinfra se reuniu na última terça-feira, 18, para apresentar as ações do Comitê avaliou o Ciclo de Gestão do Risco Estratégico 1Q24, referente ao primeiro Quadrimestre de 2024. Uma das principais pautas abordadas foi a execução do planejamento de gestão de riscos da GOINFRA para 2024 e a identificação dos riscos estratégicos da Pasta.

O Programa de Compliance Público é um conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais e garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos. Dentro do programa, existem quatro Eixos: Ética, Transparência, Responsabilização e Gestão de Riscos.

Na sequência, foi apresentado o planejamento para o 2Q24, destacando a nova qualificação da matriz operacional de riscos. Assim, verificou a importância de promover a cultura da Gestão de Riscos e aperfeiçoar os indicadores de monitoramento dos riscos e as metas, de modo a auxiliar no gerenciamento dos riscos. Além da criação do painel de monitoramento dos riscos da GOINFRA. Além disso, foi observado que o desenvolvimento do processo de gestão de riscos no contexto interno e externo. 

O Comitê recomendou que as áreas aprimorem os controles existentes ou implementem novos controles necessários para diminuir o nível de riscos ao nível baixo. Além de aprovar o planejamento do segundo quadrimestre, o Comitê propôs que na reunião 2Q24 serão apresentados os riscos estratégicos, para a elaboração da matriz de riscos estratégicos da GOINFRA. 

Durante a reunião do Comitê, o presidente da Goinfra, Santos Filho, observou que mais que ter uma estrutura, o importante é a aplicação do programa no dia a dia e que a gestão de riscos faz parte das responsabilidades da administração, sendo parte integrante de todos os processos organizacionais.

Foto: Simone Ferreira

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes

Informações ao Cidadão