Cora recebe primeiros pacientes pediátricos após construção em tempo recorde
Governador destacou “dedicação da Goinfra em tempo integral” para que a obra fosse entregue em pouco mais de 2 anos
O Governo de Goiás deu início às atividades do Complexo Oncológico de Referência do Estado (Cora), na segunda-feira (9/6), com a admissão de 12 pacientes pediátricos. Esse é o primeiro passo rumo à inauguração oficial da primeira etapa da unidade, a ala infanto-juvenil, que está prevista para os próximos meses. A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) é responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras.
O início dos trabalhos foi acompanhado pelo governador Ronaldo Caiado, que definiu o momento como a concretização de um sonho. “Não tem nenhum hospital privado no país que dá as mesmas condições de atendimento e procedimentos que estamos dando às crianças, via SUS [Sistema Único de Saúde]. Isso é inédito”, ressaltou.
Durante visita às instalações da unidade, Caiado destacou a celeridade da obra e que o Estado driblou todas as dificuldades para, enfim, ofertar tratamento oncológico gratuito à população. “Nunca existiu, eu acredito que na história do Brasil, um hospital com esse nível de tecnologia e de sofisticação, desde a planta até o seu resultado final, em dois anos e um mês, inédito.”
Em vídeo, o governador reconheceu e parabenizou a equipe da agência pelo empenho. “Nós estamos recebendo as crianças aqui no Cora e nós temos que reconhecer o trabalho, o quanto a Goinfra assumiu de coração, com responsabilidade, com apoio técnico, com a dedicação em tempo integral para que essa obra fosse entregue”, pontou. “Então parabéns a toda a equipe da Goinfra, que vocês realmente estão mostrando que quando se trabalha com seriedade, nós podemos levar a qualidade de vida”, concluiu Caiado.
Para o presidente da Goinfra, Pedro Sales, o início dos atendimentos no Cora é um dia para ficar marcado na história de Goiás, sobretudo da Goinfra. “A agência teve grande participação aqui na obra do Cora e eu agradeço a toda nossa equipe que participou direta e indiretamente desse trabalho. Colocamos nosso estado no mapa da oncologia mundial com tudo que tem aqui de tão sofisticado e de última geração”, pontuou.
Tratamento humanizado e gratuito

Essa primeira fase do hospital conta com 60 leitos, sendo 48 de internação e 12 de observação, o que inclui enfermaria e UTIs
O Cora é o primeiro hospital público destinado exclusivamente ao tratamento do câncer no Estado. A unidade foi concebida, construída e equipada com tecnologia de primeiro mundo, tendo como inspiração o Hospital de Amor, de Barretos (SP), e atendendo a padrões internacionais de excelência em medicina oncológica. O custeio mensal da ala que atenderá crianças e adolescentes será de R$ 6 milhões.
Essa primeira fase do hospital conta com 60 leitos, sendo 48 de internação e 12 de observação, o que inclui enfermaria e UTIs. A estrutura também dispõe de 115 espaços de cuidado, como: quatro centros cirúrgicos; ambulatórios; radiologia; internação; e pronto-socorro. Entre os diferenciais tecnológicos da unidade, destaca-se ainda um aparelho de ressonância magnética de última geração, com uso de inteligência artificial, que acelera o tempo de exame, melhora a qualidade das imagens e aumenta a precisão nos diagnósticos.
Com informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás