Em encontro da FGM, Caiado e Pedro Sales recebem homenagens e elencam ações do Governo de Goiás para o desenvolvimento dos municípios

Em encontro da FGM, Caiado e Pedro Sales recebem homenagens e elencam ações do Governo de Goiás para o desenvolvimento dos municípios

Evento reuniu governador, secretários de Estado, prefeitos de diversas regiões e convidados em torno de palestras sobre desafios e perspectivas para 2022 e da entrega de prêmios e menções honrosas. Durante palestra, presidente da Goinfra destacou resultados já conquistas e novos projetos que vão beneficiar as cidades goianas

O Encontro Anual de Gestores Municipais, coordenado pela Federação Goiana de Municípios (FGM) e realizado nesta quarta-feira (08/12), foi palco para a exposição de experiências e conteúdos ligados à temática do ano – “Os Desafios e Perspectivas Para 2022” – e, também, para a entrega do 1º Prêmio Iris Rezende Machado ao governador Ronaldo Caiado, por trabalhar indistintamente pela defesa e pelo desenvolvimento dos 246 municípios goianos. Pelo mesmo motivo, foram entregues Moções de Aplauso ao presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, e aos secretários Cristiane Schmidt (Economia), Fátima Gavioli (Educação), Ismael Alexandrino (Saúde) e Wellington Matos (Desenvolvimento Social).

Um grupo de 25 prefeitos receberam premiações por apresentarem, de acordo com os índices da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e do Instituto Mauro Borges (IMB), os melhores desempenhos do ano.

Caiado agradeceu pela insígnia e pelo diploma de Honra ao Mérito Municipalista, que não só reconhece a parceria entre governo e FGM em momentos difíceis, como o enfrentamento à crise fiscal e à pandemia, mas dignifica o nome de um ex-prefeito e ex-governador apaixonado por Goiânia e por Goiás. “Eu tenho orgulho em dizer que essa honraria fará parte do meu currículo político”, disse. 

Sobre a menção honrosa atribuída a Sales, o governador enfatizou que o jovem é merecedor do reconhecimento, pois demonstra competência em ações deliberadas para que prefeitos e os 7,2 milhões de goianos sintam a presença do Estado na recuperação de rodovias, construção de pontes e transformação das vias urbanas e rurais das cidades mais carentes de Goiás. 

Palestras
Como um dos palestrantes do dia, Sales expôs sua experiência à frente da Goinfra, desde outubro de 2019. Na fala identificada no evento pelo título “O Governo de Goiás como parceiro para o desenvolvimento dos municípios goianos”, apresentou parte dos programas da Goinfra, lançados com o objetivo de transformar a vida das pessoas, por meio do apoio direto aos 246 municípios goianos, além das expectativas para o ano de encerramento desta gestão do governador Ronaldo Caiado.

Eixo Municípios
Um exemplo de sucesso é a ideia que nasceu em contraposição às práticas de governos anteriores de doar matérias-primas, como massa asfáltica e combustível, às prefeituras, para que elas tentassem melhorar a qualidade de suas ruas e avenidas, hábito questionado pelo próprio Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), pela forma pouco transparente em que era operado.

Da vontade de estender as mãos aos prefeitos, sem criar embaraços administrativos, financeiros ou ônus de prestação de contas, explicou o presidente Pedro Sales, surgiu o Goiás em Movimento - Eixo Municípios, que celebra um modelo profissionalizado de convênio entre as esferas estadual e municipal do Poder Executivo, para a recuperação asfáltica, drenagem e sinalização horizontal de trechos críticos das malhas viárias de mais de 100 cidades da primeira etapa, com investimento estimado de R$ 180 milhões.

O gestor esperava executar 10% dessa iniciativa neste ano, como um projeto-piloto para avaliar o desempenho das empresas que operam nessa nova realidade de gestão. “Mas, já superamos esse percentual”, contou. “Vivemos experiências de sucesso em Águas Lindas de Goiás, Uirapuru, Amaralina e outras cidades. Na semana que vem, estaremos mobilizados em Rialma, Ceres e Campos Verdes, e os serviços vão se espalhando pelo Estado.”

Patrulhas Mecânicas Regionais
Uma preocupação da agência, segundo Sales, era o fato de, historicamente, não possuir maquinários para atender as demandas urgentes dos municípios nas estradas vicinais. E as Patrulhas Mecânicas Regionais foram pensadas como instrumentos para suprir justamente essa falta na zona rural. “Locando equipamentos e veículos modernos e novos, eliminamos um longo processo burocrático, que compreende as fases de elaboração de projetos, licitações e contratação de empresas para os serviços”, esclareceu. 

O novo programa divide o Estado em quatro lotes com duas patrulhas de prontidão em cada regional, totalizando oito equipes, com 14 máquinas cada. Ao todo, são oito cidades-sede (Araguapaz, Porangatu, Mineiros, Rio Verde, Anápolis, Caldas Novas, Alto Paraíso e São João D’Aliança), que darão suporte para chegarmos em mais municípios em menos tempo, melhorando o tráfego para as propriedades rurais e o escoamento das produções agropecuárias. 

Eixo Pontes
O Goiás em Movimento - Eixo Pontes foi mais uma ação destacada pelo presidente da Goinfra como investimento em trafegabilidade nas rodovias, que beneficiam diretamente as populações de todos os cantos de Goiás. Ele contou que, no início de sua gestão, técnicos da agência identificaram mais de 400 pontes de madeira sem manutenção no Estado. Com o programa, 71 delas já foram substituídas por estruturas de concreto armado, de um total de 180 pontes com entregas programadas para até o final de 2022. 

Feiras populares
Outro produto da Goinfra voltado para os municípios é o projeto das feiras populares, que representam a realização de um pleito antigo de cidades como Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Jaraguá, as três primeiras contempladas pela proposta. O comércio popular será, nas palavras do presidente, beneficiado com mais de 1.500 metros quadrados de área pavimentada em concreto, onde será construída estrutura de 400 metros quadrados, com cobertura, piso em concreto, cerca de fechamento, banheiros, área administrativa, guarita e estacionamento.

Marcas históricas
Ressaltando o atendimento especializado prestado a prefeitos na agência, o gestor ainda enfatizou duas importantes marcas da Goinfra em 2021, alcançadas em um período de apenas 10 meses: “o governo federal, com a malha viária dos 26 estados e do Distrito Federal, recuperou algo próximo a 3.100 quilômetros. Nós, só no Estado de Goiás, concluímos 1.860 quilômetros de recuperação asfáltica e 3.800 quilômetros de sinalização horizontal e vertical. São números bem significativos e que deve ser celebrados”, comparou.

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) – Governo de Goiás

Informações ao Cidadão