Em Goiânia, Goinfra e Gol Linhas Aéreas seguem tratativas para regionalizar aviação em Goiás
Objetivo é iniciar voos sub-regionais ainda em 2021. Primeira rota deve ser instalada no aeroporto de Santa Helena
O gerente de Aeródromos da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Paulo Lemes, recebeu na sede da autarquia, em Goiânia, no último dia 14, o representante da Gol Linhas Aéreas, Ciro Camargo, para dar continuidade às negociações para a regionalização de rotas aéreas no Estado. “Temos buscado, assiduamente, democratizar o acesso da população à aviação e isso só se dará com a criação de rotas regionais”, explicou Paulo Lemes.
Em junho, Lemes e o presidente da Goinfra, Pedro Sales, estiveram em São Paulo, onde iniciaram as conversas com a Gol, acompanhados pelo prefeito de Santa Helena de Goiás, João Alberto Rodrigues. Nesta semana, Sales cumpriu agenda de vistorias às obras pelo interior do Estado e foi representado pelo gerente dos Aeródromos.
Na última reunião, que contou com a participação do prefeito e ainda do gerente de Orientação Tributária da Secretaria de Estado da Economia, Denilson Alves Evangelista, a Goinfra destacou que o Governo de Goiás dispõe de uma política pública de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene da aviação. Trata-se do decreto estadual nº 9.560, de 2019, que reduziu a tributação do querosene de aviação (JET-A1) de 15% para 7%.
A participação da Gol Linhas Aéreas nesse plano de incentivos teria como contrapartida a criação das novas rotas aéreas no Estado. Inicialmente, os voos sub-regionais devem atender cidades com vocação para o agronegócio e turismo, como Santa Helena de Goiás, Pirenópolis e Alto Paraíso. O objetivo é começar a implementar o projeto ainda em 2021. “Queremos gerar divisas e sabemos que o modal aéreo é importantíssimo para a cadeia produtiva, para o setor de serviços e no turismo”, assegurou o representante da Gol, Ciro Camargo.
O Aeroporto Regional Paulo Lopes, de Santa Helena de Goiás, inaugurado e aberto ao tráfego aéreo em janeiro deste ano, deve ser o pioneiro na regionalização, já que tem potencial de atender à região Sudoeste do Estado com seus mais de 700 mil habitantes. “É fundamental que nós desenvolvamos projetos ligando aeroportos do interior à nossa capital e, consequentemente, a todos os destinos nacionais”, ressaltou o prefeito João Alberto. “Nada mais coerente do que atendermos à demanda de toda essa população e das empresas aéreas por novos destinos e usuários.”
Também participou da reunião o secretário do Desenvolvimento, Agricultura, Tecnologia e Turismo de Santa Helena de Goiás.
Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) – Governo de Goiás