Em workshop, Pedro Sales destaca investimentos da Goinfra na criação de um centro tecnológico

O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, destacou os investimentos de R$ 7 milhões por parte do Governo de Goiás na criação de um centro tecnológico para aprimorar as obras rodoviárias, civis e estruturantes que são realizadas em Goiás.

A afirmação foi realizada nesta terça-feira (10/11) durante o workshop “Implementação do BIM no Setor Público e Privado”, promovido pela Câmara da Indústria da Construção (CIC) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), via videoconferência. Pedro Sales representou o governador Ronaldo Caiado.

"A gente precisa amadurecer e tornar a governança das obras públicas com a forma mais eficiente possível. A nossa gestão deixará institucionalizado na Goinfra o avanço tecnológico”, afirmou Pedro Sales.

No discurso, ele também falou sobre os investimentos por parte da Goinfra na atual gestão. “Fizemos um investimento de mais de R$ 7 milhões na criação de um centro tecnológico para a compra de software e hardware”, destacou. “Temos um cenário fiscal difícil, cada real a ser investido precisa de uma performance mais próxima da perfeição possível. O pouco precisa ser melhor gasto”, completou.

O evento abordou o papel do Senai na capacitação BIM e os desafios da implantação da tecnologia no setor público. Participaram do workshop entidades do setor público e privado, como representantes de sindicatos e associações do setor da construção, engenharia, prefeituras, agências e autarquias.

Building Information Modeling
O Building Information Modeling (BIM) é um novo conceito que trata de projetos para construções. De acordo com as exposições, ele trabalha com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final. É possível agregar todas as partes envolvidas em uma construção, fornecendo informações detalhadas sobre a obra e que podem ser utilizadas por todos os envolvidos, desde engenheiros e arquitetos até os responsáveis pela compra de materiais.

“Quero por meio deste trabalho pioneiro aproximar minha equipe técnica desse núcleo de estudos, dessas atividades, onde o foco da capacitação é essencial para a gente disseminar isso dentro do órgão”, ressaltou. “Agradeço a iniciativa da Fieg para amadurecermos e profissionalizarmos o setor de projetos do Estado com essa ferramenta que é indispensável para o futuro. O quanto antes devemos operacionalizar essa ferramenta para que a gente melhore ainda mais a gestão das obras”, concluiu.

Comunicação Setorial – Goinfra
Siga nossas redes sociais:
Instagram: @goinfra
Facebook: @agenciagoinfra