Engenheiros da Goinfra participam de etapa prática do curso de Controle Tecnológico em Obras Rodoviárias

Qualificação focada no tema Solos reúne 15 profissionais da autarquia, que atuam diretamente em obras do Governo de Goiás. A capacitação está em harmonia com os objetivos e metas da agência e conta com carga horária de 40 horas e emissão de certificado aos participantes

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), por meio de sua Diretoria de Planejamento, ministra a segunda etapa do curso “Controle Tecnológico em Obras Rodoviárias: Tema I – Solos” à primeira turma composta por 15 engenheiros da autarquia. As aulas teóricas, que começaram no último dia 6 de dezembro, já evoluíram para as atividades práticas, no Laboratório Central, e seguem até a próxima sexta-feira (17/12), sempre das 8h às 12h. A formação contempla aos alunos carga horária total de 40 horas e emissão de certificado.

A etapa atual do preparatório, como explica o gerente do Laboratório Central, Izelman Oliveira, doutor em Engenharia da Construção pela Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha), aborda seis temas específicos: Teor de Umidade (Speedy), Compactação Proctor, Índice de Suporte Califórnia (ISC), Abrasão Los Angeles, Granulometria e Frasco de Areia. “Estamos empenhados em alinhar competências individuais a atribuições institucionais, promovendo o desenvolvimento contínuo do servidor, com foco na efetividade do alcance dos objetivos e metas da agência”, destaca.

O engenheiro civil Rodrigo Junqueira, mestre em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB) e servidor do Estado há 16 anos, participa da iniciativa e já observa a utilidade de todo o conteúdo compartilhado. Ele — que trabalha com a implantação do Sistema de Gerenciamento de Pavimentos (SGP) na autarquia, um conjunto de métodos que vai auxiliar diretores e técnicos na construção de estratégias voltadas para a administração, avaliação e manutenção dos pavimentos em condição funcional favorável, durante um período de tempo estimado — diz: “essa reciclagem de conhecimentos sobre teorias e suas aplicações será importante para a interpretação dos resultados dessa nova e moderna ferramenta que estamos desenvolvendo”.

A rotina de estudos também tem animado a engenheira civil Deborah Ribeiro, que, há dois anos, integra o quadro de funcionários da Goinfra. “O aprendizado, que ocorre simultaneamente à introdução de uma ordem aperfeiçoada de apresentar o serviço diário, será muito útil na análise dos levantamentos colhidos pelas empresas em campo, o que garante melhor qualidade dos benefícios entregues à população”, avalia.

Odilon Santos, engenheiro civil da autarquia há um ano, visualiza os reflexos positivos da preparação dos profissionais na execução das demandas da infraestrutura rodoviária do Estado. “As aulas teóricas nos ajudaram na percepção e interpretação das normas técnicas e suas formulações. Agora, esse passo a passo dos ensaios e de caracterização dos solos serão essenciais para as pesquisas preliminares, rotineiras e obrigatórias que realizamos durante a elaboração dos nossos projetos”, descreve.

Atendimento eficiente
Para o presidente da agência, Pedro Sales, “o maior interesse da Goinfra é prestar atendimento sincero e eficiente, a partir da entrega de obras que transformam verdadeiramente a vida das pessoas”. Nessa linha de raciocínio, argumenta ele, o curso é uma “oportunidade imperdível para aperfeiçoar e fortalecer experiências sobre o alto padrão utilizado no dia a dia das obras do Governo de Goiás, possibilitando aos engenheiros da ‘casa’ adaptação às Especificações de Serviço (ES) e Métodos de Ensaio (ME) do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) ou ainda aos Métodos de Ensaio da Norma Brasileira (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”.

Novas turmas
Também defendendo “as ações de capacitação em consonância com os objetivos estratégicos da agência”, o diretor de Planejamento Riumar dos Santos informa a realização de um segundo curso, com 15 vagas, entre os dias 7 e 18 de fevereiro de 2022.

Conta ainda que, para o primeiro semestre do próximo ano, a Goinfra vai ampliar o treinamento oferecido à sua equipe técnica sobre outros temas, como Asfalto e Concreto, e que, para isso, já organiza duas turmas com 15 vagas para cada assunto. “Já estamos pensando até em estender as possibilidades de formação ao público externo de engenheiros e, com isso, aumentar a qualidade dos prestadores de serviço presentes no mercado de trabalho goiano”, afirma.

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) - Governo de Goiás