Goinfra alinha detalhes para inclusão de plataforma tecnológica que aprimorará execução das obras em Goiás

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) está desenvolvendo um centro tecnológico com objetivo de aprimorar a execução das obras estruturantes em Goiás.

Para isto, está em desenvolvimento a plataforma BIM (Bulding Information Modeling), um trabalho que integra arquitetos, engenheiros e construtores da Goinfra na elaboração de um modelo virtual preciso, que gera uma base de dados que contém informações topológicas e subsídios necessários para orçamento, cálculo energético e previsão de insumos e ações em todas as fases da construção

“Com isto, as tomadas de decisão serão mais ágeis, as obras serão analisadas com um aprofundamento de detalhes e, assim, o cronograma será cumprido à risca”, destaca o presidente Pedro Sales. “Haverá a redução de custos no gerenciamento de obras”, reforça.

A agência já investiu mais de R$ 7 milhões com a aquisição de 250 computadores ultramodernos; compra de 40 licenças do “Suite Architecture, Engineering & Construction Collection”, programa fundamental para melhorar o desenvolvimento das obras no estado. Há também a contratação de empresas de tecnologia para realização de upgrade de sistemas e manutenção na arquitetura dos sistemas adquiridos em contratos anteriores da Goinfra.

“Buscamos acompanhar as exigências da legislação e, sobretudo, o movimento de inovação no mercado de infraestrutura”, salientou Pedro Sales. “Vamos profissionalizar a governança dos projetos de fiscalização e, com isso, obter melhorias na execução das obras públicas”, celebrou.

Informações ao Cidadão