Goinfra capacita líderes em técnicas e tecnologia de Gestão de Riscos
Gestores da autarquia receberam conhecimento conceitual e técnico alinhado ao Programa de Compliance e iniciaram treinamento para operação de aplicativo moderno para monitoramento de processos administrativos. Meta é eliminar entraves, facilitar tomadas de decisão, prever, prevenir e gerir riscos, bem como promover economia de recursos públicos
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) iniciou, nesta segunda-feira (5), uma sequência treinamento de gestores para ampliar e agilizar processos administrativos na autarquia, iniciativa baseada no Programa de Compliance do Governo de Goiás. Nesta oportunidade, a Agência recebeu uma palestra sobre Gestão de Riscos, ministrada pela auditora-chefe e gestora de finanças e controle da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE), Alessandra do Santos Paz Esteves Scartezini. O objetivo é tornar servidores aptos a operar ferramentas modernas de gestão para otimizar o controle de ações administrativas e aprimorar líderes em tomadas de decisão, com foco na obtenção de melhores resultados e promoção de economia de recursos públicos.
Um dos aliados nesse processo de amadurecimento tecnológico é o aplicativo SmartSheet 2023, conceituado do mercado internacional e utilizado por profissionais de diversos segmentos - públicos e privados - para administrar tarefas, orientar e monitorar projetos e prever eventuais e iminentes riscos que possam comprometer resultados almejados. O SmartSheet já está em uso na CGE, que agora compartilha resultados e conhecimentos para sua operacionalização com demais órgãos estaduais.
Reforço ao Programa de Compliance
De acordo com Scartezini, o software contribui com o objetivo desafiador de implementação e disseminação do Programa de Compliance criado pelo Governo de Goiás para beneficiar cada setor da gestão pública local. "Os conhecimentos conceituais e técnicos abordados aqui são ferramentas poderosas para otimizar procedimentos de trabalho, garantindo um resultado melhor, com mais qualidade, para entregas da Goinfra. Aliada a técnicas de Gestão de Riscos, a ferramenta ajuda gestores a eliminar controles desnecessários para aprimorar o trabalho em execução, de forma a gerar economia de recursos e estabelecer critérios mais eficientes para tomadas de decisão".
Conforme ressalta o presidente da Goinfra, Lucas Vissotto, o reforço tecnológico é benéfico à autarquia, que é responsável por 21 mil quilômetros de rodovias, que conectam os 246 municípios goianos entre si e a outras unidades federativas. "Toda essa malha viária é dividida entre 20 regiões administrativas, para as quais temos empresas licitadas e contratadas para conduzir inúmeros projetos, sejam de manutenção, pavimentação, recuperação e controle de balsas no estado de Goiás. Por isso, ter ferramentas que auxiliem as equipes a aprimorar suas entregas de resultados é mais que salutar, é necessário".
Ainda, para Vissotto, o uso de novas ferramentas de gestão é convergente com as metas do Programa de Compliance, visto que potencializam os esforços da autarquia - e demais órgãos - na sedimentação dos pilares de ética, transparência, responsabilização e gerência no Estado. "O compliance melhora a entrega do resultado para a população, que é o principal objetivo do Estado de Goiás", ressaltou.
Foto: Silvano Vital
Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra)