Governo de Goiás inaugura Ginásio Estadual de Esportes de Baliza, benefício esperado há 14 anos pelos moradores

Presidente da Goinfra, Pedro Sales fez entrega da estrutura de quase 870 metros quadrados, com espaço adequado à prática e competição poliesportivas: “é obra que transforma a vida das pessoas”, comemora

Os jovens de Baliza, município do Oeste do Estado, entraram em quadra para um jogo histórico, na tarde da última quarta-feira (15/04). A partida de futebol marcou a inauguração, pelo Governo de Goiás, do Ginásio Estadual Larruri Vanderley Rodrigues, obra concretizada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e que significou o fim de uma espera de 14 anos.

A construção havia sido iniciada em 2005, e paralisada pela gestão estadual passada. “A prefeita Fernanda Nolasco foi uma das primeiras pessoas que recebi, quando assumi a agência. Ela contou do ginásio inacabado na cidade, que era um caso histórico, e que faria de tudo para que a gente conseguisse transformá-lo em realidade”, recordou o presidente da Goinfra, Pedro Sales. “E aqui estamos hoje, celebrando.”

“É realmente uma obra muito esperada”, reforçou a prefeita Fernanda Nolasco, que batizou o ginásio com o nome de seu pai, já falecido e também ex-vereador por Baliza. “Imaginam nossa felicidade, enquanto balizense, ao ver essas crianças aqui. É o primeiro ginásio que temos, é um momento histórico para o município que tem 85 anos”, ressaltou.

O ginásio poliesportivo tem capacidade para receber 200 pessoas, numa estrutura com quadra para as práticas de voleibol, basquete e futebol de salão, além da arquibancada com dois degraus, palco elevado, cantina, depósito, sanitários e vestiários. São quase 870 metros de área construída mais um estacionamento. “Investimos mais de R$ 810 mil para retomar e finalizar o ginásio, garantindo um espaço de esporte e lazer para os jovens e as crianças do município e região. É obra que transforma a vida das pessoas, levando mais qualidade ao dia a dia dos moradores”, ressaltou Pedro Sales.

“Junto à prefeita, o presidente da Goinfra foi fundamental para entregar esse grande ginásio que estamos disponibilizando para vocês. Não adianta ter equipamentos esportivos se não temos as pessoas. Parabéns a toda equipe por essa entrega”, pontuou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues.

Obras em Baliza
O Governo de Goiás já investiu, somente por meio da Goinfra, quase R$ 6 milhões em infraestruturas que beneficiam Baliza. Na lista de obras estão a implantação de três pontes na GO-194, em trechos que ligam a cidade a Aragarças e a Doverlândia; e os serviços de melhorias viária, como revestimento primário e cascalhamento, em 42 quilômetros da mesma rodovia.

A próxima ação da Goinfra será a recuperação de ruas e avenidas de Baliza, com o programa Goiás em Movimento - Eixo Municípios. Serão recapeados 32,2 mil metros quadrados de asfalto nos bairros Centro, Setor Pavão, Setor Habitar Brasil e Setor Águas do Araguaia. A obra já está contratada e deve ser iniciada nos próximos meses.