Governo de Goiás lança Mapa Rodoviário Estadual 2023 em versão para Google Earth

Catálogo elaborado pela Goinfra detalha rodovias estaduais e federais, localização de postos policiais, distâncias entre municípios e traz outras informações. Usuários já podem acessar site da Agência para baixar arquivo que permite navegar pelo território goiano usando o aplicativo de análise geoespacial no celular ou computador. Também há versão em PDF

O Governo de Goiás lançou, nesta semana, o Mapa Rodoviário Estadual 2023 em duas versões digitais: a primeira para navegar pelo aplicativo Google Earth e a segunda em PDF. Ambas permitem a consulta pelo celular ou computador, de qualquer local e mesmo sem acesso à internet, após baixar os arquivos. Elaborado pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), o catálogo traz informações sobre vias pavimentadas, não pavimentadas, em obras e com ações planejadas, além da hidrografia regional, balsas, aeródromos, ferrovias, áreas de conservação ambiental, rotas turísticas, postos das polícias rodoviárias, distritos, povoados, fronteiras intermunicipais e interestaduais.

O Mapa Rodoviário de Goiás está em sua 42ª edição e, a partir deste ano, tem sua base de dados atualizada pelo Sistema de Gerenciamento de Pavimentos (SGP), solução tecnológica implantada pela Goinfra que utiliza imagens de satélite para oferecer um raio-x da malha rodoviária. As versões do mapa podem ser acessadas e baixadas aqui e trazem ainda dados como início e fim de cada rodovia estadual e federal em território goiano. Na versão para Google Earth, que é uma plataforma de análise geoespacial, o usuário acessa ainda as coordenadas geográficas e altitude, em tempo real.

Presidente da Goinfra, Lucas Vissotto destacou que a modernização de serviços públicos – como é o caso do Mapa Rodoviário em formatos digitais – é uma das características da gestão do governador Ronaldo Caiado. “Esses avanços permitem a rápida familiarização com a malha viária, ajudam a diferenciar obras estaduais e do governo federal e trazem dados de áreas e estruturas importantes para a sociedade”, disse. “O mapa está realmente muito bem elaborado e objetivo, e o melhor: é um trabalho feito pela própria casa.” As inovações aplicadas e o desenvolvimento do catálogo são de responsabilidade da Rede Física, área ligada à diretoria de Planejamento da Agência.

Para Vissotto, além de um recurso moderno e virtual de georreferência, o mapa digital é ferramenta para a gestão de ações de diferentes setores. “É útil para instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos executores, entidades representativas dos produtores rurais e para o próprio empresariado, porque as estradas são indutoras e catalisadoras de desenvolvimento”, explicou. “Agora, tudo isso está disponível nas palmas das nossas mãos.”

Diretor de Planejamento da Goinfra, Riumar dos Santos enfatizou que a nova sistemática utilizada na elaboração do mapa confere mais confiabilidade às informações e à apresentação dos traçados de rodovias que estão sendo implantadas ou pavimentadas. “Temos o orgulho de anunciar que oferecemos os dados mais precisos para o cidadão que, independente da necessidade, precisa utilizar nossas informações como referência.”

Fotos: Silvano Vital

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes - Governo de Goiás