Indicadores de Ouvidoria revelam eficiência da Goinfra no atendimento ao cidadão
Indicadores obtidos pela Ouvidoria da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) apontam eficiência e agilidade como atributos da autarquia na resolução de demandas apresentadas pelo cidadão. O documento foi apresentado durante o 1° Encontro de Ouvidoria da Goinfra, nesta terça-feira (3/12). Entre os destaques de 2024, agência alcançou nota 9 de satisfação no atendimento e índice de 71% de pleitos respondidos. Conforme evidencia o presidente Pedro Sales, os resultados são reflexos de um serviço de alta qualidade e reforçam um movimento de mudança cultural e de posicionamento no relacionamento do Poder Público com a sociedade.
Para Sales, os altos índices obtidos mostram disposição dos gestores de áreas técnicas em contribuir com prestação de serviços de qualidade à população. "Responsividade é o indicador mais valioso que temos no funcionamento de um órgão público. É isso que determina nossa capacidade de resposta para problemas de resolução imediata. Por meio dessa qualidade, podemos perceber que a pasta está pronta para se abrir a demandas na sociedade e incutir na população a certeza de que terá suas demandas consideradas e respondidas. É assim que as pessoas passam a acreditar em ouvidorias e nós alcançamos esse feito", enfatizou.

O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Henrique Ziller, que palestrou sobre a relação entre eficiência do Estado e o serviço de Ouvidoria, fez coro com o discurso do presidente. Para ele, o mecanismo é indispensável a uma mudança de posicionamento do estado e da sociedade contra o favorecimento de poderosos em favor da imparcialidade.
"A sociedade internalizou que só quem tem um amigo em cargo importante consegue ter demandas resolvidas. Funcionou assim por muito tempo, mas hoje estamos em uma espécie de transição desse comportamento. O acesso à informação e a possibilidade de diálogo entre gestores públicos e sociedade vem mudando isso para melhor. Estado deve ter como qualidade principal a imparcialidade, que exprime o acesso de todos de maneira igualitária a todos os serviços públicos. Essa é a importância de uma Ouvidoria: interceder pelo cidadão. As notas da Goinfra nesse aspecto revelam que estão no caminho certo.”

O gerente de Ouvidoria da Goinfra, Esdras Silveira, celebrou os resultados e pediu mais envolvimento das áreas técnicas no acompanhamento dos relatórios do departamento para que a agência possa galgar ainda mais destaque no Governo de Goiás por meio da Transparência Pública. "O envolvimento de todos, não só dos gestores, é fundamental para podermos conquistar nota máxima e aumentar a confiança do cidadão no nosso trabalho. Por meio dos dados que colhemos, por exemplo, fomos capazes de acelerar obras de manutenção e de segurança viária. Trata-se de um trabalho conjunto que entrega resultados à população e que nos traz frequentes elogios pelo excelente desempenho. Nossa meta, agora, é fazer ainda mais", projetou.
Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra)