Nordeste Solidário: Goinfra amplia força-tarefa em Flores de Goiás

Mais 12 máquinas foram deslocadas à região para restabelecer trafegabilidade em rodovias municipais atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Monitoramento e ações na malha estadual continuam em sistema de plantão

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) ampliou sua força-tarefa presente em Flores de Goiás com o envio de mais 12 máquinas – retroescavadeira, motoniveladora, rolo compactador e outras – que serão usadas para restabelecer a trafegabilidade também em rodovias municipais. A ação ocorre dentro da Operação Nordeste Solidário, plano de contingência do Governo de Goiás para o enfrentamento do período chuvoso.

O maquinário começou a chegar ao município nesta terça-feira (03/01) e já entrou em ação, reforçando as frentes de serviço da Goinfra que monitoram as rodovias estaduais e recuperam pontos críticos em áreas afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. A Prefeitura de Flores de Goiás decretou situação de emergência por 90 dias e solicitou o apoio do Estado. Com isso, a agência pode realizar ações emergenciais nas vicinais não pavimentadas.

Nos trechos municipais afetados pelas tempestades, a Goinfra executa levantamento de greide, construção de bueiros e retirada de atoleiros. Uma destas vias será usada como rota alternativa à GO-236, para quem trafega entre Flores de Goiás e Alvorada do Norte, enquanto a rodovia estadual passa por obras de recuperação e de construção de ponte.

O trabalho ainda foi direcionado à retomada da trafegabilidade da ponte sobre o Rio Piriri, também na GO-236, em trecho que liga Flores de Goiás, São João D’Aliança, distrito de Forte e Alto Paraíso. A estrutura, que há uma semana estava cerca de 60 centímetros abaixo do nível da água, tem sido diuturnamente monitorada pelos técnicos da Goinfra e, no momento, está liberada para o tráfego de veículos pequenos e leves, mas continua interditada para caminhões e transportes de cargas.

Prevenção
Nos meses que antecederam a chegada das chuvas, a manutenção da Goinfra realizou serviços preventivos por todo o Estado, com foco especial nas regiões Norte e Nordeste. Foram executados vistoria e construção de bueiros e pontes; roçagem, revitalização de sistemas de drenagem, operação tapa-buraco, recuperação de pavimentos asfálticos, assim como levantamento de greide e terraplenagem em trechos em leito natural. Pontos críticos foram mapeados e receberam o reforço do trabalho de conserva.

“Essas ações colaboraram para que, agora, possamos enfrentar esse período, que é delicado para a infraestrutura em todo o país, com mais segurança, eficiência e poder de decisão”, enfatiza o presidente da Goinfra, Lucas Vissotto. “Estamos trabalhando em sistema de plantão para dar respostas rápidas e garantir a tranquilidade dos goianos”, afirma o presidente.

Dentro da Operação Nordeste Solidário, a Goinfra seguirá com o monitoramento da malha viária e as ações emergenciais de recuperação de rodovias. Já foram executados serviços na GO-132, entre Colinas do Sul e Niquelândia, onde houve um deslizamento de talude; na GO-236, de Alvorada do Norte a Flores de Goiás; na GO-241, que liga Cavalcante a Minaçu; entre outros trechos.

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes - Governo de Goiás