Presidente da Goinfra vistoria duplicação da GO-330, entre Catalão e Ipameri
Visita técnica incluiu anúncios de mais infraestrutura para a região, que contempla especialmente a divisa com Minas Gerais
O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, realizou, nesta terça-feira (31/10), vistoria nas obras de duplicação da GO-330, entre Catalão e Ipameri, cuja primeira de três etapas teve início em setembro. Atualmente, o trecho de 11,7 quilômetros, entre o Posto Policial e o trevo da GO-305, recebe serviços de terraplenagem para composição da via adicional, e a pista existente será recuperada e alargada. O investimento previsto é R$ 123 milhões.
“As obras estão em ritmo avançado. O serviço de terraplenagem está à frente do previsto no cronograma, o que é ótimo para o desenvolvimento dessa intervenção. As perspectivas são de entrega dessa primeira fase no segundo semestre de 2026”, destaca o gestor. A meta é lançar os editais dos próximos subtrechos, que ligarão Goiandira a Ipameri, até o início do próximo ano. “Nosso foco é concluir o grande eixo, criando conexão aos municípios de Pires do Rio, Cristianópolis e Bela Vista de Goiás por meio da BR-352.”
A metodologia de liberação por segmentos é uma estratégia para acelerar a execução das obras de duplicação. “Nosso planejamento é que sempre que estivermos vencendo um trecho, já teremos outro licitado, de modo que a obra não pare mais até chegar em Ipameri, vindo de um contrato para o outro”, detalha Pedro Sales. A duplicação da GO-330 põe fim a décadas de espera e consolida o primeiro passo para implantação de um corredor de desenvolvimento que ligará Goiânia ao Sudeste do Brasil.

Presidente Pedro Sales em vistoria às obras da GO-330, em Catalão
Novidades para o Sudeste
Na última quinta-feira (30/10), o Governo de Goiás, por meio da Goinfra, assinou um protocolo de intenções com o Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) para estabelecer parceria na condução de obras rodoviárias de interesse comum na divisa dos dois estados. A primeira medida é a restauração da ponte Quincas Mariano, que liga Corumbaíba (GO) a Araguari (MG) O projeto, que terá edital de licitação publicado ainda esse ano, terá investimento estimado em cerca de R$ 27 milhões.
O presidente Pedro Sales anunciou ainda que está no planejamento da Goinfra a pavimentação da GO-307, que liga Corumbaíba a Ipameri, em um trecho de 67 quilômetros. “É um pacote de infraestrutura que vai atrair investimentos para a região ao passo em que favorecerão o escoamento de produções agroindustriais com deslocamento mais seguro para todos os usuários”, pontua Pedro.
As obras são demandas históricas da região Sudeste de Goiás e vão ajudar a compor o corredor proposto com a duplicação da GO-330. O prefeito de Corumbaíba, Wisner Araújo, celebrou a notícia. “São duas obras necessárias que vão impactar a vida de milhares de pessoas que passam nesses pontos todos os dias. As intervenções deixarão os deslocamentos mais seguros entre Goiás e Minas.” O deputado estadual Jamel Calife reforçou a importância da restauração da ponte que fica na divisa dos dois estados. “Recebemos essa notícia com muita alegria. Nossa região tem muito a ganhar”, ressaltou o parlamentar.
Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra)